Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de julho de 2013

302 anos



         MINHA AMADA OURO PRETO,

        302 ANOS DE PURA BELEZA









































                                 
























































                                             



                                                          FOTO: WARDEL

                                            FOTO DO 1º ORKONTRO 19/07/2009

                                      FOTOS: VITÓRIA

Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, famoso por sua magnífica arquitetura colonial. Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.
No município há 13 distritos:
 Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.
O ouro mineiro começou a chegar a Portugal ainda no final do século XVII. Em 1697 o embaixador francês Rouillé menciona chegada de ouro "peruano", cita 115,2 kg. Godinho, sem citar a fonte, menciona para 1699 725 quilos e em 1701 a chegada de 1.785 quilos.
A origem de Vila Rica está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo padre João de Faria Fialho e pelo coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.
A vila foi fundada em 1711 pela junção desses vários arraiais, tornando-se sede de conselho, com a designação de Vila Rica. Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais. Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto.
Ouro Preto A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, preservando joias como as igrejas de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo no país e obra-prima de Aleijadinho; e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro.
A cidade Ouro Preto possui o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.
Em meio às ladeiras de paralelepípedo que recortam toda a antiga Vila Rica, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, épocas da pujança das minas e da Inconfidência Mineira.
Durante o dia, o programa é desvendar altares e imagens, garimpar peças nos antiquários e feiras de artesanato em pedra-sabão, bater perna pelas lojas e cafeterias da Rua Direita.


Carnaval em Ouro Preto –
São mais de 200 moradias abrigando os cerca de cinco mil alunos da Universidade Federal de Ouro Preto. Essa turma é responsável ainda pela alegria que toma conta do cenário em períodos como o Carnaval - há desfiles de blocos - e Festa do Doze, em outubro, quando o aniversário da instituição de ensino reúne antigos e atuais estudantes.
Cidade: Ouro Preto -
Estado: Minas Gerais
Distância da Capital (Belo Horizonte): 99 Km
Cidades próximas a Ouro Preto ou perto de Ouro Preto com hotéis:
- até aprox. Km: Amarantina, Cachoeira do Campo, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Glaura, Lavras Novas, Mariana, Ouro Branco, Santo Antônio do Leite,
- até aprox. Km: Belo Horizonte, Moeda, Santa Bárbara, Viçosa
Turismo / Ecoturismo / Região Turística
Esta cidade faz parte do Roteiro Turístico Circuito Turístico do Ouro. As cidades que integram esse destino turístico são: Barão de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Gonçalo do Rio Abaixo.

FONTE: TEXTO PESQUISA NO GOOGLE